A Transfiguração de Jesus

estudo de um modelo iconográfico bizantino

Autores

  • Elias Feitosa de Amorim Junior Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) Autor

Palavras-chave:

Arte, Transfiguração, Iconografia, Circulação, Cristianismo

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito do modelo iconográfico da Transfiguração de Jesus a partir da análise de diferentes suportes (mosaico, vitral, afresco e iluminura), no intuito de apontar a diversidade cultural a eles relacionada dentro e fora do Império Bizantino, explorando a circulação destes modelos entre o Oriente e Ocidente entre os séculos VI e XIII. Nossa reflexão busca uma interpretação interdisciplinar sobre as imagens, ponderando sua localização nos respectivos suportes, compondo a tessitura de pensamentos e conceitos articulados ao se considerar a forma plástica, as práticas de culto e a reflexão teórica que assegura a sua legitimidade. A metodologia aplicada durante a pesquisa envolve o cotejo das diferentes imagens, sua análise estrutural (composição, cromatismo, técnica e suporte) em contraposição às fontes textuais que integram os cânones e sua liturgia no contexto das devoções ortodoxas e latinas.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMORIM JUNIOR, Elias Feitosa de. A Transfiguração de Jesus: estudo de um modelo iconográfico bizantino. Oriente Cristão, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 175–208, 2024. Disponível em: https://revista.gehoc.com.br/index.php/oc/article/view/12.. Acesso em: 23 nov. 2024.